BIOGRAFIA

João Carlos Sundfeld, o “João do Sal” - natural de Pirassununga (SP), nascido no dia 23 de Maio de 1944; é filho de Isolino Camara Sundfeld (in memorian) e Acácia de Oliveira Sundfeld (in memoriam); casado com Dauzir Trivelatto Sundfeld; é pai de João Henrique e avô de Rebeca e João Felipe. Formado na primeira turma em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (SP), gosta de dizer que o que mais lhe orgulha é “do diploma da vida”.
Trabalhou na colheita de laranja em sua adolescência; foi bancário, gerente de empresa farmacêutica multinacional e empresário - dono de uma das empresas mais conhecidas no Brasil, voltada à produção e comercialização de sal mineral. Com sede na cidade de Pirassununga, a Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários Ltda. Ultra-Sal gerava mais de 50 empregos e fornecia sal mineral para criadores de bovinos, equinos e suínos de toda região brasileira por 20 anos; motivo pelo qual ficou conhecido como “João do Sal”.
Fundador do Partido Liberal (PL) em Pirassununga, João do Sal se lança pela primeira vez candidato a vereador em 1988; sendo eleito, legisla até 1992, ficando conhecido pelo projeto que colocou fim à aposentadoria do vereador no município. Outras cidades seguiram o exemplo e hoje, em grande parte do Brasil, vereador não tem mais direito a se aposentar com apenas oito anos de contribuição previdenciária. Outro grande feito foi a redução de 17 para 13 cadeiras do legislativo, gerando grande economia para o município.
Na eleição seguinte, João do Sal decide concorrer ao cargo majoritário, ficando em segundo lugar entre os cinco candidatos a prefeito da cidade. Foi eleito vice-prefeito de 1997 a 2000, assumindo a Superintendência do Sistema de Água e Esgoto de Pirassununga – SAEP, por seis meses. Promoveu a modernização do setor investindo em novos equipamentos e informática. Nesse momento, João do Sal abre mão do salário como vice-prefeito, para que os recursos fossem destinados aos cidadãos menos favorecidos.
Apesar de não ser o papel de um vice, João, sem ter uma sala na Prefeitura, passa a dar expediente em baixo de uma árvore atendendo a população pirassununguense e, sempre acompanhado de um latão de leite – produto de sua propriedade rural. O fato tornou-se sua marca registrada. Venceu as eleições do ano de 2000 e ocupou a cadeira de prefeito de Pirassununga de 2001 a 2003. Sua primeira ação foi reativar um dos maiores prédios públicos para o funcionamento de sua administração e várias secretarias, gerando uma economia em torno de R$ 600 mil em aluguéis.
João do Sal trouxe o progresso para Pirassununga.  Implantou as agências do Banco do Povo Paulista, PROCON e PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador); instituiu o passe único no transporte público municipal; agregou laboratórios de informática nas escolas; criou a Cooperep (Cooperativa de Reciclagem de Pirassununga) – a qual gerou emprego e renda para inúmeras famílias carentes.
Em pouco tempo de mandato fez muito pelo bem estar social e econômico da população. Entre as principais realizações estão: a implantação do Programa Saúde da Família (PSF), com 15 equipes; a fábrica de fraldão geriátrico para a população carente; reflorestamento do Horto Municipal; fundação do Canil; ampliação e reforma da antiga FEPASA criando o Centro Cultural de Eventos “Dona Belila”; a nova estação de tratamento de esgoto nos bairros Vila Santa Fé e Cachoeira de Emas; estação elevatória de esgoto no Jardim Morumbi; mais de três mil metros de adutoras de água para o reforço do abastecimento nos bairros Morumbi, Bandeirantes, Brasília e Zona Oeste; a recuperação de 60% das estradas rurais e a colocação de 17 pontes metálicas de acesso; ampliação das duas pistas da Avenida Duque de Caxias Norte com ciclovias.
E entre tantas outras realizações está a criação do Polo Industrial Anhanguera, o Polo Empresarial Jardim Morumbi e uma incubadora de empresas; além de ter conquistado o direito da cidade de Pirassununga sediar os 46º Jogos Regionais e outros eventos esportivos importantes. Instalou uma fábrica de violinos e instrumentos de cordas na Casa do Povo; quatro padarias artesanais em bairros da cidade; cursos de artesanatos nas entidades assistenciais e, atendendo a uma antiga reivindicação do judiciário criou a “Casa do Abrigo”- destinada a abrigar crianças de zero a 18 anos de idade retiradas das famílias por maus tratos.
Ao deixar o cargo de prefeito, João do Sal se dedicou a apresentar um programa sertanejo e de variedades na Rádio Piracema, o “Sal da Terra”, pelo período de um ano. Os ouvintes solicitavam músicas e enviavam mensagens de aniversários e poesias. Na atualidade, essa grande personalidade de Pirassununga continua ouvindo os munícipes por onde passa, sendo um profundo conhecedor dos seus anseios e necessidades.